Buscar

Você sabe o que é Tech Stack?

Neste artigo, você vai descobrir algo que tem tirado o sono de muitosdevs, e impulsionado a produtividade e efetividade dos que sabem utilizá-la. Continue lendo!


Tech stack ou Stack tecnológico (pilha tecnológica em tradução livre) tem a mesma relação de sentido do termo full-stack, que seria um ramo acumulativo de funções e conhecimentos na carreira de desenvolvimento. Tech stack por sua vez, representa todas as ferramentas, códigos, programas e linguagens de programação que envolvem o funcionamento de umaaplicação, ou qualquer outro tipo de software.


Por que ter um stack?


Tecnologias como essa dinamizam e aceleram a produção, além de facilitar que as etapas sejam entrelaçadas e a equipe tenha todas as informações do projeto para elevar as soluções. É claro que o sucesso do stack dependerá das escolhas do time em defini-lo, mesmo assim o fato de possuir um stack já é um sinal de maturidade para o time, que também terá a chance de evoluir em suas próprias decisões estratégicas.


Com um stack definido na empresa, ou para um produto podemos assumir um padrão de tecnologia que será utilizada em uma ou mais aplicações, facilitando automatização de tarefas e proporcionando mais eficiência no desenvolvimento.


São muitos os exemplos de stacks, alguns mais utilizados do que outros pelos devs, entre os mais populares estão:

  • LAMP: Linux, Apache, MySQL e PHP. Popular nos anos 2000.

  • MERN: Mongo DB, Express, React, Node.js. Popular nos últimos anos.

Ambos os conjuntos foram montados pensando em atender soluções especificas que podem, ou não estar dentro do que outras aplicações necessitam. Fica então a cargo do time técnico encontrar um conjunto de tecnologias que atendem a sua demanda específica, processo esse relativo e que pode variar de acordo com as necessidades da demanda. Exemplo: Pode-se usar ferramentas que permitem um desenvolvimento mais rápido, porém menos personalizável e escalável, ou então um desenvolvimento de software tradicional que pode ser muito mais customizável, porém mais demorado.

Por isso, é importante ter profissionais que se mantém constantemente atualizados sobre os serviços e programas disponíveis, e que estejam em total sintonia com os objetivos da empresa.


E aí, seu time já tem um stack de sucesso? Conta aqui nos comentários o que mais gostou de saber, e o que mais quer ver por aqui. Não esquece de nos seguir nas redes, para continuar acompanhando as novidades no mundo dev. Até a próxima! 💚💻