Buscar

Você sabe o que é Loom?

Olá, você conhece o Loom? Não? O dataholic Vinícius Medeiros escreveu este artigo para você conhecer essa ferramenta magnífica que pode nos ajudar quando o assunto é gravação de tela.



O que é?


O Loom é uma ferramenta Web que nos permite gravar a tela, seja a tela inteira ou janelas específicas. Todos os vídeos ficam disponíveis na nuvem, ou seja, não precisamos armazenar esses vídeos na nossa máquina. Podemos compartilhar os vídeos através de links e as pessoas que acessarem podem fazer comentários sobre aquele vídeo.


Onde podemos utilizar?


Essa ferramenta pode ser usada em diversos cenários:


● Depois de codar, termo utilizado entre desenvolvedores referente à programar, por horas e subir uma PR para seu time de desenvolvedores, essa PR (Pull Request, mandar a branch do projeto para o time verificar as alterações e aceitar caso esteja tudo correto) pode ter ficado grande demais ou difícil de compreender, então podemos gravar um vídeo exibindo o código e mostrando as mudanças realizadas.

● Se você estiver estudando algum assunto e quiser deixar registrado o que você aprendeu, grave um loom ensinando o que você aprendeu! Essa é uma forma eficiente de absorver diversos conteúdos.

● Se você precisa fazer uma apresentação de trabalho, mas não possui programas de gravação de tela, é possível gravar sua apresentação apenas pelo navegador.

● Podemos utilizá-lo para mostrar um aplicativo ou site feito por você.


Como usar?


1° Acessar o site e criar uma conta.


2° Clicar em novo vídeo, ele irá pedir que você adicione a extensão de navegador deles.




3° Selecione novamente “Novo vídeo”, logo irão aparecer as configurações para gravar.


4° Basta clicar em “Iniciar gravação”, pronto! Todos os vídeos ficarão armazenados na galeria.


Para copiar o link do vídeo basta clicar aqui:



Pronto! Agora você pode utilizá-lo de diversas maneiras de acordo com sua necessidade.


Gostou desse conteúdo? Curte, comente e compartilhe. 💚