top of page

Saúde no ambiente de trabalho Dev

Você já sentiu dores nas costas, pescoço ou lombar? Isso pode ser causado pelo longo período de tempo sentado durante o trabalho ou estudos, seja presencial ou remoto. O dataholic Vinícios Medeiros trouxe dicas para manter a saúde em dia!



Ter esses desconfortos é bastante comum para nós que trabalhamos no computador durante horas. Por isso temos que ter bastante cuidado para não desenvolvermos problemas de saúde causados pelo tempo excessivo sentado, como as lombalgias e cervicalgias, e também por movimentos repetitivos das mãos – tendinites por exemplo – que são bastante comuns nos profissionais da área.


A realização de movimentos em excesso como longos períodos de tempo digitando ou mexendo no mouse, associados à forma inadequada do posto de trabalho (seja ele no escritório ou na sua casa) são fatores para o desenvolvimento ou agravo dessas patologias. Então, é de extrema importância nos atentarmos aos cuidados com a saúde e investir em um bom espaço de trabalho para obter um maior conforto e uma melhor qualidade de vida.


Prevenção


Como formas de prevenção a essas e tantas outras doenças que podemos vir a obter diante da nossa profissão, podemos observar e ajustar/melhorar o nosso ambiente de trabalho, devendo o mesmo atender aos requisitos presentes na norma regulamentadora 17 (NR17):


Deve-se ter espaço suficiente para pernas e pés na base do plano de trabalho, para nos aproximarmos o máximo possível do ponto de operação e possa posicionar completamente a região plantar. Caso a pessoa não consiga manter a planta dos pés no chão será necessário um apoio para os pés.


Disponível em: https://www.charmedolar.com.br/ergonomia-no-escritorio/

Observando a imagem, notamos que a parte de cima do monitor deve estar alinhada com os nossos olhos, podendo ser usado algo para regular a sua altura, como por exemplo uma caixa. Além disso, é importante termos um encosto para apoio da lombar. Atualmente, existem vários modelos de assentos que proporcionam um maior conforto para o usuário, seguindo todos os requisitos propostos pela NR17.

Cadeira modelo ergonômica.

Cadeira modelo gamer.












Cadeira de escritório comum.

O modelo da cadeira irá variar de pessoa para pessoa, algumas pessoas acabam não se adaptando a certos modelos, sendo necessário fazer uma boa pesquisa antes da compra de uma cadeira para seu trabalho ou estudos.


Além disso, estar atento ao apoio para os pés e uma mesa com altura adequada. Existem várias formas de melhorarmos nosso bem-estar durante o trabalho, como por exemplo a ginástica laboral, que se dá através de exercícios e alongamentos.

Disponível em:https://www.ufficioflex.com.br/informativos/saude-no-trabalho

Realizar pausas durante o trabalho aliados a exercícios de alongamento é fundamental para compensar os esforços repetitivos e corrigir a má postura, evitando dores e desconfortos durante ou após o expediente.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/396527942162514840/


Outros agravantes


Muitas horas no computador também podem afetar a nossa visão, então é recomendado utilizarmos óculos de descanso que possuem filtro de luz, evitando assim problemas na visão a longo prazo, reduzir o brilho da tela, utilizar o computador em ambientes com luz adequada, sem reflexos incômodos ou ofuscamento da tela. A partir dessas pequenas ações, é possível evitar o cansaço da visão e até dores de cabeça, causadas pelo excesso de luz.


Todas essas medidas são fundamentais para que se tenha uma melhor qualidade de vida, tanto durante a jornada de trabalho como também nas demais atividades diárias. Por isso, atente-se às necessidades do seu corpo e previna-se de futuras doenças. Cuide-se!



Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e nos ajude a disseminar conhecimento e mais saúde aos desenvolvedores.💚


bottom of page