Buscar

Qual a importância de ter seu site criptografado?

Já imaginou ter seus dados e dos seus clientes facilmente expostos com apenas alguns cliques? Saiba se seu site está protegido contra ataques de hackers e como evitar prejuízos.


O que é ter um site criptografado?


Todo site possui informações importantes que não podem ficar visíveis para todos, informações confidenciais muitas vezes pessoais e sobre terceiros, as quais o proprietário do site tem o dever de manter seguras e longe de mãos mal-intencionadas. Um bom exemplo, seria um site de vendas, onde um cliente tem informações importantes anexadas à página, como: usuário, senha, contatos e dados bancários para realizações de compras.


Essas informações são armazenadas pela página, porém graças à criptografia, tornam-se indecifráveis para quem não possui acesso ao código, ou seja, seguras a qualquer um que tente acessar as configurações de programação da página.


Agora, você sabe que a criptografia tem como função proteger os dados não só de terceiros, mas como do próprio site, evitando que a informação se espelhe irresponsavelmente. Infelizmente, nem todos parecem perceber a importância de ter um setor de desenvolvimento que se responsabilize por esse processo, o resultado pode ser pior do que aconteceu com a companhia aérea IndiGo, que por um deslize quase sofreu um grande prejuízo.


O caso da IndiGo


Assim como qualquer empresa comete erros, a companhia aérea foi responsável pelas duas falhas que protagonizaram a situação. A primeira falha, comum até certo ponto, foi de uma bagagem trocada entre duas pessoas. O engenheiro de software Nandan Kumar, um dos donos da bagagem trocada, foi então em busca de sua mala diretamente com responsáveis por esse tipo de atendimento da companhia.


Após tentativas falhas da empresa em contatar o segundo cliente, que estaria com a mala de Nandan, e uma espera longa, o engenheiro decidiu agir por conta própria. Durante suas pesquisas de busca pelo outro passageiro, ele despretensiosamente abre o console de desenvolvedor no navegador e diante dele estavam os dados para contato do passageiro em questão, o que poderia ter sido um caso sério de informações expostas.


Mesmo assim, ao ser questionada sobre o assunto a IndiGo explicou ter tudo sob controle, mas prometeu que analisaria o caso. Para Nandan e o segundo passageiro, a história pôde terminar bem graças ao contato entre os dois e o devido retorno das bagagens aos donos originais.


Prevenção de riscos


O caso da IndiGo poderia ter tido um final diferente, caso Nandan Kumar não tivesse somente a intenção de recuperar seus pertences. A lição que fica, é o quanto você confia que suas transações estão seguras, ou o quanto seus clientes confiam na segurança oferecida sem a proteção indicada por desenvolvedores.


A partir desse ponto de vista, percebemos ainda mais a necessidade de aprimorar e estreitar os laços com a tecnologia. A criptografia não é mais um luxo, diante das conexões e feitos que alcançamos ela também é parte desse avanço.



Partiu conferir a segurança dos seus dados depois dessa, certo? Continue acompanhando o blog da Sidelab para saber de mais notícias no mundo dos softwares, compartilhe esse post nas redes sociais e marque a gente!💚✈️