Buscar

Quais são as 5 linguagens de programação mais usadas em 2021?



A linguagem de programação é responsável por programar ações de uma máquina, como uma conversa por mensagem de texto em que você dá as coordenadas e explica algo.


Para aproximar um pouco do dia a dia, sabe quando precisamos acordar em um horário específico? Então, explicamos para o alarme do smartphone ou assistente virtual: “quero que quando o relógio marcar 06h você toque uma música agitada para eu acordar”, você está programando o alarme. Ou seja, a linguagem de programação é uma comunicação entre o ser humano e a máquina. Dentro dessa comunicação, assim como entre seres humanos, existem diversas linguagens.


Por onde começar: a Linguagem SQL


Para nos comunicar na vida adulta, precisamos passar por uma sequência de aprendizados. Como conhecer as letras do alfabeto, você se lembra? Também aprendemos equações matemáticas, mas antes precisamos conhecer o 1+1. O que você precisa entender é que não dá para pular etapas, é importante começar do primeiro passo. O CEO da Sidelab, Caio Amante, gravou um vídeo para ajudar quem quer começar na área de dados, conteúdo fundamental para quem quer começar a programar, já que ele explica sobre a importância do conhecimento da linguagem SQL, principalmente em relação à manipulação de dados, outro ponto que ele ressalta no vídeo é que essa não é uma linguagem difícil de se aprender. Então, que tal dar o primeiro passo?


As 5 linguagens mais usadas em 2021

Chegamos ao ponto principal deste artigo, pois pelo título dele você der ter começado a ler para saber afinal quais são as 5 linguagens mais usadas em 2021, certo?

Então vamos lá!


As 5 linguagens de programação mais usadas em 2021, de acordo com o site TecMundo, são: Python, Java, C++ (e C), JavaScript e Go.


Python:

Segundo o Tutorial de Python essa é uma linguagem fácil de aprender e poderosa. Ela tem estruturas de dados de alto nível eficientes e uma abordagem simples, mas efetiva de programação orientada a objetos. A elegância de sintaxe e a tipagem dinâmica de Python aliadas com sua natureza interpretativa, o fazem a linguagem ideal para programas e desenvolvimento de aplicações rápidas em diversas áreas e na maioria das plataformas.


Java:

Segundo o site Java, essa linguagem é projetada para permitir o desenvolvimento de aplicações portáteis de alto desempenho para a mais ampla variedade possível de plataformas de computação. Ao disponibilizar aplicações entre ambientes heterogêneos, as empresas podem fornecer mais serviços e aumentar a produtividade, a comunicação e a colaboração do usuário final — além de reduzir drasticamente o custo de propriedade das aplicações da empresa e do consumidor.


C++ (e C):

Linguagem base para os profissionais de programação, não é à toa que é uma das primeiras linguagens de programação que se aprende na jornada de estudos. Entre as características dessa linguagem estão: portabilidade, modularidade, recurso de baixo nível e simplicidade. Apesar da possibilidade de uso em um contexto geral, a linguagem C e sua derivada C++ são mais indicadas para programações voltadas para hardware.


JavaScript:

Apesar do nome, JavaScript difere da linguagem Java. Ela é fundamental e uma das linguagens de programação mais importantes da atualidade, isso se deve ao fato do protagonismo da web nas estratégias de negócios, pois a moderna linguagem JavaScript é usada principalmente para desenvolvimento web, criação de jogos e aplicativos para dispositivos móveis.


Go:

A linguagem GO está em ascensão no mercado de programação. Moderna e com grande potencial, essa é uma linguagem de fácil aprendizado, tendo como foco desenvolvimento de aplicações web e APIs.


A importância de ter essa visão sobre as 5 linguagens mais usadas em 2021 é que partir dessa lista você pode criar um roteiro de estudos ou de especialização tendo essas linguagens de programação em foco. Aqui no blog da Sidelab, tem um artigo especial sobre os melhores cursos para quem está começando a programar, vale a pena conferir.


Gostou desse conteúdo? Curta, comente e compartilhe. 💚