top of page

Por que devo automatizar meus processos?

Saiba porque automatizar processos é uma tendência, e porque você deveria adotá-la em sua empresa. Continue lendo!


Quando falamos de automatização rapidamente pensamos em um cenário futurístico repleto de inteligências artificiais, que sozinhas conseguem reproduzir várias funções com perfeição. Mas a automatização já era visada pelos empresários desde o século XVIII. A primeira Revolução Industrial já foi marcada pelo avanço tecnológico e pelas transformações sofridas pela produção, que começava a encaminhar-se para um processo cada vez mais rápido e produtivo.


Hoje, com os incentivos e leis de trabalho corretos mais o avanço significativo da tecnologia, podemos assumir que chegamos cada vez mais perto do objetivo traçado a tanto tempo atrás. Ter máquinas à vapor, capazes de agilizar um processo foi o grande marco para aquela época. Agora, o que se ressalta aos olhos das empresas, é a possibilidade de diminuir as horas de trabalho gastas desnecessariamente, sem que haja perda na produtividade e produção.


A tendência é automatizar


A automatização tornou-se algo almejado desde então, ainda dentro das ambições estratégicas das empresas que visam o crescimento. O Índice de Automação do Mercado Brasileiro constatou que de 2019 para 2020 as industrias brasileiras se automatizaram em mais 3%, mas as novas estimativas apresentadas pelo Gartner são de que o setor de automação terá um crescimento de 12,9% até 2023.


A passos mais largos do que os dados durante as primeiras duas revoluções, a indústria e o mercado da tecnologia avançam para um futuro mais automatizado, mais produtivo para todos e menos cansativos para colaboradores. Afinal, a automatização também é pensada para benefícios de diversos setores.


Os benefícios da automação


Por diversas vezes durante a rotina de trabalho somos obrigados a enfrentar tarefas repetitivas, que na maioria das vezes ocupam um tempo precioso que poderia ser dedicado a algo mais relevante. Tempo que também poderia ser reduzido da jornada de trabalho, uma vez que uma tarefa simples e demorada poderia estar sendo resolvida enquanto outras mais complexas são executadas.


Automatizar significa justamente isso. Parar de perder tempo com funções repassáveis e manter o foco no que realmente importa. Até mesmo um simples chat bot – que seria a implementação de um Robotic Process Automation (RPA) – bem programado pode fazer a diferença no atendimento, bem como processos envolvendo Digital Process Automation (DPA) e Inteligência Artificial (IA).



Você não precisa mais esperar a virada do século para modernizar sua produção, a Sidelab te oferece essa opção aqui e agora! Faça uma consultoria e descubra a melhor solução para você.💚

bottom of page