Buscar

Os melhores cursos para quem está começando a programar



O assunto hoje é sobre profissão. Você está preparado para as mudanças do mercado? Preparamos uma lista de cursos e referências para quem está iniciando na área da programação.


Antes dar início aos seus estudos, confira algumas dicas do Desenvolvedor João Victor Silva:


Não pule etapas. Sabemos que a vontade de criar seus próprios projetos, usar inúmeros frameworks, explorar cada biblioteca é enorme, mas tenha paciência, um degrau por cada vez.

Não se compare aos outros, cada pessoa tem seu ritmo de aprendizagem. Ao invés de querer "aprender em menos tempo", tenha como meta apenas "aprender".

Os erros são seus amigos! Comece a ver os erros na sua tela como mais oportunidades de aprender e melhorar como dev.

Pratique muito e ajude outras pessoas. Essas são as principais atitudes que te farão evoluir rapidamente, tanto na vida profissional como na pessoal


A partir daqui, você embarca na jornada do conhecimento com Michel John Oliveira, Analista Desenvolvedor Frontend:


Novas tecnologias surgem todos os dias, não é de hoje que sabemos disso, por esse motivo é difícil traçar um plano que seja considerado correto para tornar-se um bom programador. No momento em que esse artigo é escrito, até sua postagem, muita coisa pode ter sido mudada, novas tecnologias podem ter sido lançadas.

Porém, existem alguns passos que considero imprescindíveis para aprender qualquer coisa, e esses passos são geralmente negligenciados quando estamos começando algo novo, seja com frontend ou backend, as bases, os fundamentos. Certamente você se sentirá tentado a ir direto para um framework, a estudar a tecnologia do momento, você vai quer pegar um atalho. Mas isso é um erro, não faça isso, foque em entender os conceitos e fundamentos das tecnologias que você escolher começar a estudar, e esses conceitos vão servir para outras tecnologias, e os frameworks, quando você for estudá-los será muito mais fácil, você precisará aprender basicamente só a sintaxe porque você já tem a base. Isso vai te poupar muito tempo lá na frente. Quando novas tecnologias surgirem você vai estar preparado para elas.

Vou listar o que considero a base para tornar-se um excelente desenvolvedor frontend e backend


Frontend


Internet

Entender como ela funciona.

O que é HTTP.

Como os browsers trabalham.

O que são DNS e como trabalham.

O que são Hosting


HTML

Aprenda o básico de HTML.

Semântica em HTML.

Formulários e validação.

Convenções e melhores práticas.


CSS

Aprenda o básico de CSS.

Criação de layouts.

Responsividade.

Flex Box e CSS Grid

JavaScript

Sintaxe.

Manipulação da DOM.

Fetch API.

ES6+

Entenda os conceitos de Hosting, Escopo, Prototype, Shadow DOM.


Backend


Internet

Entender como ela funciona.

O que é HTTP.

Como os browsers trabalham.

O que são DNS e como trabalham.

O que são Hosting

Nome de domínio


Básico de frontend

HTML.

CSS.

JavaScript.


Sistemas operacionais e outros

Uso do terminal.

Como os sistemas operacionais trabalham.

Gerenciamento de processos.

Threads e concorrência.

Gerenciamento de memória.

Comunicação entre processos.


Escolha uma linguagem de programação

Rust, Go, Java, PHP, C#, Python, JavaScript, Ruby.


Básico de controle de versão

Git.

GitHub.


Banco de dados relacional e NoSQL

PostgreSQL, MySQL.

MongoDB, DynamoDB.


Aprenda sobra API

Autenticação.

REST.

JSON APIs.

SOAP.


Note como os conceitos de internet e o básico de frontend (html, css e javascript) se repetem em ambas as listas, daí a necessidade de entender bem esses conceitos básicos, uma base sólida vai te fazer alcançar seus objetivos como programador.

Certamente existem muitas outras coisas a serem estudadas, mas com esses passos pode se dizer que você percorreu 60% da jornada.

Vou listar alguns cursos que podem te ajudar nessa jornada, pagos e gratuitos.


Cursos gratuitos frontend


FreeCodeCamp

Trata-se de uma plataforma web de aprendizagem interativa, com fórum on-line, salas de chat, publicações de artigos e organizações locais. O Curso JavaScript da FreeCodeCamp contempla tutoriais de HTML, CSS e JavaScript, indo do básico ao Node.JS.

https://www.freecodecamp.org/


CFBCursos

Este é um canal no YouTube de cursos/aulas de informática que disponibiliza conteúdo de qualidade e gratuito de segunda a sexta, utiliza de uma linguagem simples e direta para que os “webalunos” possam absorver o conteúdo de forma mais rápida e objetiva. Conta com uma quantidade grande de aulas já postadas e estão sempre produzindo novidades.

https://www.youtube.com/c/cfbcursos/featured


HTML e CSS Pro

Também no Youtube esse canal tem umas playlists muito boas, do básico ao avançado, com mais de 100 vídeos de qualidade.

https://www.youtube.com/c/HTMLeCSSPro/playlists


Cursos pagos frontend


Curso Web Moderno Completo com JavaScript 2021 + Projetos

Esse curso da Cod3r é bem completo, tem uma didática excelente passa por todos os fundamentos das tecnologias até a parte mais avançada. O curso está na Udemy com um preço bem acessível.

https://www.udemy.com/course/curso-web/


Alura

A Alura nasceu da Caelum, uma das mais respeitadas escolas de tecnologia e inovação do Brasil. Como se isso não fosse o suficiente para você estudar com eles, a plataforma conta ainda com uma imensa gama de outros cursos de programação, marketing e outras áreas.

Até o momento são mais de 1.000 cursos e novos lançamentos toda semana, é conteúdo que não acaba mais!

https://www.alura.com.br/


RocketSeat

A RocketSeat é uma plataforma bem completa e que faz um trabalho incrível na comunidade. Os cursos dele são divididos em três categorias:


Discover

Onde você cria uma base sólida na programação para decolar rumo a desafios maiores. São mais de 500 aulas gratuitas para você aprender programação do zero, com foco em desenvolvimento web. Você vai encontrar aulas para dominar HTML, CSS, JavaScript, HTTP, Forms, Ferramentas, DOM e muito mais.


Ignite

Aqui você avança na carreira aprendendo uma tecnologia específica. O Ignite é um programa de aceleração profissional com treinamentos certificados e reconhecidos pelo mercado. Domine Elixir, Flutter, Node.js, React ou React Native e prepare-se para as melhores oportunidades.


Experts club

Uma forma de acompanhar a tecnologia evoluindo com ela. O Experts Club é um clube de aprendizado contínuo com aulas práticas e específicas em que você vai aprender através das experiências acumuladas no mercado por grandes devs. Reunimos no clube as mais diversas tecnologias.

https://rocketseat.com.br/


Cursos gratuitos backend


CFBCursos

O já citado acima CFBCursos, tem muito conteúdo de Java, Python. Com uma qualidade incrível.

https://www.youtube.com/c/cfbcursos/playlists


Bóson Treinamentos

Um canal no YouTube com curso que vão desde o básico ao avançado das tecnologias, passando por Java, Python, banco de dados, sistemas operacionais e muito mais. Tudo isso de forma gratuita.

https://www.youtube.com/c/bosontreinamentos/featured


Canal Celke

A Celke é uma empresa que visa oferecer os melhores curso, utilizando tecnologia de ponta. Oferecendo Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, Cursos Profissionalizantes, Cursinho Preparatório para Vestibular e planos Corporativos. Conta com cursos de JavaScript, NodeJs, PHP, Banco de dados e muito mais.

https://www.youtube.com/channel/UC5ClMRHFl8o_MAaO4w7ZYug


Cursos pagos backend


Tecnólogo em dev back-end

O Dev Back-End é um Tecnólogo com duração de 2 anos, oferecido na modalidade EAD 100%online. Assim, o diploma de nível superior é obtido em um período mais curto, permitindo o rápido ingresso no mercado de trabalho após 4 semestres. Aliás, é possível que o profissional já tenha as primeiras oportunidades antes mesmo de completar o biênio, especialmente com os estágios. Na parte de tecnologia, o graduado encerra o curso com um amplo domínio das linguagens de programação (Java, Phyton, PHP e C++), além de conhecimentos sobre sistemas, servidores, hardware, software, bancos de dados e mobile.

https://www.unopar.com.br/curso/desenvolvimento-back-end-tecnologo/


PROFESSOR NELIO ALVES

O curso Java COMPLETO 2020 Programação Orientada a Objetos +Projetos do Professor Nélio Alves também é um dos mais bem avaliados na plataforma da Udemy.

O curso é destinado para estudantes da área de computação e interessados em aprender Java e Programação Orientada a Objetos de forma completa e para fins profissionais.


Devmedia

A DEVMEDIA reconhecida pela comunidade de desenvolvedores como uma plataforma confiável e de bastante conteúdo relevante.

É perceptível o cuidado e a atenção que o pessoal teve na construção de um guia específico de carreira em Java para iniciantes.

Com cursos dedicados sobre as ferramentas e frameworks da linguagem, você vai poder aprender a desenvolver as mais variadas aplicações utilizando Java. A quantidade de cursos de Java disponíveis na plataforma é impressionante.


Para complementar sua trilha do conhecimento, Felipe Borges, Desenvolvedor Full Stack, indica um curso da Harvard, com conteúdo disponível de forma gratuita:


CS50 - Curso de Introdução à Ciência da Computação de Harvard. 100% online e gratuito.

Material de qualidade excepcional (Harvard não é famosa atoa, né?!)

Noções de algoritmos, estrutura de dados, gerenciamento de memória, etc. para entender melhor como as coisas funcionam debaixo dos panos. Isso facilita demais o aprendizado de linguagens de alto nível.

Desafios muito bem feitos que estimulam o raciocínio, a resolução de problemas e o desenvolvimento do brio. Você tem brio?

O certificado é pago, mas todo o material do curso é gratuito. Pode ter certeza que ter os exercícios resolvidos no seu GitHub valem muito mais que um PDF, mesmo que tenha o Emblema de Harvard (haha).


Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado e inspirado a seguir o caminho dos estudos para ser um profissional sempre a frente e que você se desenvolva cada vez mais.