top of page

O que é e como aplicar User Interface?

Agora que você está ciente sobre o que é UX vamos te deixar a par também sobre UI, e de que maneira ele pode ser posto em prática no seu negócio. Vem aprender!


O que é User Interface?


Ao pensar em interatividade virtual, o que vem a sua mente? De maneira simples, o UI diz respeito aos botões, abas, hiperlinks, sons ou qualquer outra possibilidade de interação oferecida por um site ou software. Basicamente, todas as coisas visíveis e gerativas de ações que compõe uma interface.


Ele abrirá as portas para entender o que funciona ou não com o público, oferecendo a oportunidade de mudar e readaptar ferramentas que se adequem aos usuários.

O profissional de UI trabalha para que as mensagens sempre cheguem aos seus destinatários sem nenhum ruído, ou seja, a informação deve ser passada de forma objetiva e concisa, de modo a não deixar dúvidas ao usuário em relação à usabilidade.


Podemos perceber o quão importante é pensar e desenvolver um bom projeto de interface durante a criação de um software, quando lembramos o que acontece quando um usuário não encontra facilmente um ícone, não sabe como se locomover na página e não tem respostas imediatas às suas ações: ele abandona o site. Esse usuário pode ser um cliente, comprador, investidor ou parceiro que podemos estar perdendo a todo momento pela falta de uma interface proativa.


Como ter uma boa interface?


Se a pressa é inimiga da perfeição, o planejamento é o principal aliado e a chave para recorrer as melhores decisões de layout na produção da interface. É normal que haja rascunhos e testes, afinal são muitos detalhes para decidir: Tamanhos, cores, fontes, botões etc. Cada elemento essencial para tornar o seu site, aplicativo ou software diferente, útil e acessível.


São esses os detalhes que construirão uma relação de segurança e fidelidade entre a empresa e o cliente, afinal consumidores não buscam apenas o produto, mas a experiência completa que envolve a compra. Isto é, todas as formas possíveis de interação e ação dentro da plataforma.


UX vs UI


Certo! Agora que você possui um panorama exemplificado de ambos, consegue diferenciá-los?


Apesar das diferenças parecerem ínfimas, elas existem e tornam os dois processos importantes e comprovadamente eficazes. UI é complementar ao UX e vice-versa, já que eles operam e analisam em setores diferentes de um mesmo ambiente, avaliando condições mais favoráveis para os usuários de formas diferentes.


Enquanto o técnico user interface analisa os elementos visíveis e virtualmente “palpáveis” para o usuário, um profissional user experience se aprofunda nas bases de construção da relação entre cliente e empresa, baseando-se na percepção dos usuários. Isso envolve criação de personas, análise de números e cliques, envolvimento com questões técnicas do servidor etc., ou seja, coisas não tão “palpáveis” à primeira vista, mas que mesmo assim contribuem para uma melhor interface e experimentação do usuário.


Ambos os serviços geram ganhos e lucros, já que agem diretamente na relação mais importante para uma corporação. Conquistando pouco a pouco a preferência do público num primeiro contato, e nos futuros ao se manter dentro dos padrões oferecidos primeiramente mesmo depois de atualizações.



Agora ficou simples de pegar a mensagem! Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir nossos artigos e redes sociais onde você pode aprender muito mais dentro do mundo dos desenvolvedores. Comenta aqui qual o próximo assunto que devemos esclarecer e compartilhe esse artigo com seu amigo que ainda não consegue transmitir informações com clareza. 💚📱


bottom of page