Buscar

O que é desenvolvimento open-source?



Os aplicativos chegaram para facilitar as atividades cotidianas, trouxeram praticidade e otimizam nosso tempo. Atualmente, os apps são fundamentais em nossas vidas. Abra seu smartphone e observe quantos aplicativos você instalou e não consegue nem se imaginar sem eles.


Dentro desse atual cenário, empresas inteligentes, que buscam crescer, estão investindo cada vez mais em aplicativos para oferecer as melhores experiências aos clientes. Com isso, o volume de linhas de código-fonte só aumenta a cada dia que passa.


Softwares Open-source


O conceito de open-source foi criado por Eric Raymond em parceria com outros fundadores da OSI - Open Source Initiative com o entendimento de que é possível adaptar de formar variadas essas linhas de código-fonte criadas para um software. O principal benefício do desenvolvimento de software open-source para as empresas é a redução de custo.


Existe uma rede colaborativa de desenvolvedores que compartilham as ferramentas de forma gratuita e sem restrições, pois não é preciso pagar por uma licença dentro desse contexto open-source. Com isso, as empresas podem usar esse investimento para outros fins.


De maneira breve, softwares open-sources são projetos cujo código-fonte está disponível publicamente, qualquer pessoa tem acesso para ler e sugerir melhorias, alterações, correções de erros, etc.

São exemplos de software open-source:


  • GIMP (Editor de imagem)

  • VLC Media Player (Player de áudio e vídeo)

  • Brave Browser (Navegador)

  • Notepad++ (Editor de texto e código)

  • PostgreSQL (Banco de dados)

  • DuckDuckGo (Mecanismo de busca online)

  • LibreOffice (Pacote de aplicativos para escritório - Alternativa para o Microsoft Office)

  • Linux (Sistema Operacional - não poderíamos deixar de colocar o SO queridinho dos desenvolvedores 💚)

Existem plataformas em que os códigos-fontes são hospedados, a mais conhecida delas atualmente é o Github.


Cuidado ao investir em apps


Já conversamos por aqui sobre a importância dos apps para as empresas se manterem competitivas no mercado. Se você chegou no blog da Sidelab agora, não deixe de ler o artigo “Seu negócio precisa de um aplicativo para continuar competitivo”.


Como mencionado no começo desse artigo, os apps são fundamentais, mas é aqui que entra o cuidado, mais que ter um aplicativo é preciso ter um diferencial e se destacar no meio de tantas opções de apps. Para isso, conte com os profissionais certos, conte com a Sidelab. 💚