Buscar

O que é cache?

Neste artigo você vai entender o que é o cache, através de sua definição, função e exemplos de atuação. Vem com a gente!



Artigo por: João Victor


Você provavelmente já viu o termo “cache” enquanto tentava limpar o armazenamento do seu celular para liberar mais memória. Mas, você sabe o que ele significa? Caso tenha respondido não, não se preocupe, hoje você irá saber o que é esse tal de “cache”, como funciona e qual sua função. Sem mais enrolação, vamos começar.


Definição


Cache, ou memória cache, trata-se de um armazenamento de acesso rápido utilizado por computadores e smartphones para guardar arquivos temporários que são acessados com frequência.


Certo, mas por qual motivo precisamos disso?

gif









Bem, antes de dar essa resposta, vamos imaginar o seguinte cenário:

  • Você trabalha em uma loja de roupas e está responsável pela tabela de fornecedores;

  • Certo dia, um colega lhe envia um email pedindo o telefone de contato do fornecedor X;

  • Você abre a tabela, e começa a pesquisar manualmente nas várias linhas o fornecedor X;

  • Após um bom tempo procurando, você encontra e envia a informação pedida para seu colega, porém também a anota em um bloco de papel que estava na sua mesa.

Nos dias seguintes, a mesma cena se repete, seu colega lhe manda um email pedindo o contato do mesmo fornecedor, mas você responde bem mais rápido do que na primeira vez, pois tinha anotado a informação em um bloco de papel, onde é possível encontrá-la em poucos segundos.

O que é cache?











A memória cache funciona de maneira semelhante a essa, ela salva informações que são solicitadas com frequência.


Na história:


● O colega de trabalho são os usuários de algum app ou site realizando requisições aos servidores;


● Você (“o funcionário das tabelas”) seria o processador, recebendo os pedidos e realizando as buscas dos dados;


● A tabela seria o banco de dados, contendo todas as informações salvas;


● E o bloco de papel a nossa memória cache, responsável por guardar temporariamente os dados frequentemente requisitados.


Se não fosse o bloco de papel, ou melhor, a memória cache, teríamos que realizar o esforço de pesquisar na tabela todas as vezes que o pedido fosse feito.


Função do cache e exemplos de atuação


Com essa analogia, fica mais claro identificar a principal função da memória cache: melhorar a performance, seja de um app, computador ou servidor.


Saindo da história e vindo para o uso real, o cache evita que os mesmos dados sejam requisitados novamente. Um exemplo disso é quando acessamos o Instagram durante o dia. O app salva em cache os posts e stories que já foram vistos e dessa forma, quando você entra no app novamente, os mesmos não precisam ser baixados do servidor do Instagram pela segunda vez.














Outro bom exemplo são os navegadores de internet. Os sites que acessamos com frequência tem sua estrutura pré-pronta salva no cache, por isso são carregados com mais velocidade.


Então posso apagar o cache do meu celular?


Sim, pode. Apagar o cache apenas libera seu armazenamento para que novos dados sejam salvos. Além disso, também evita que seu dispositivo fique sobrecarregado e demonstre travamentos e lentidão, pois, mesmo que a função do cache seja aumentar a velocidade, o excesso dele pode realizar a ação contrária.


Conclusão


Após toda essa explicação, fica claro a importância desse tipo de memória em nossos dispositivos e computadores. Agora, quando você se deparar novamente com esse termo já sabe exatamente do que se trata e para que serve.


Se você se interessa por mais assuntos como esse, veja também nosso post sobre os melhores cursos para quem está começando a programar.


Gostou desse conteúdo? Curta, comente e compartilhe. 💚


Referências

https://br.godaddy.com/blog/o-que-e-cache/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cache

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2021/10/o-que-e-cache-no-celular-veja-para-que-serve-e-como-limpar.ghtml