Buscar

Firewall

Você sabe o que é um firewall? O dataholic Vinícius Medeiros vai nos ajudar a entender como funciona essa tecnologia e o porquê de ela ser tão importante e fundamental no nosso cotidiano. Vem aprender!


A todo momento estamos trocando informações de forma instantânea na internet, seja numa empresa, num smartphone pessoal ou até mesmo em uma rede de wi-fi pública. Mas, como nem tudo são flores, estamos propícios a ataques de hackers e malwares. Uma forma bastante eficiente de fornecer proteção durante o uso da internet é o uso do Firewall.


Podemos usar como analogia o fluxo de entrada e saída de pessoas de um prédio, quando alguém chega na portaria e solicita a subida para alguma sala, o porteiro liga para o apartamento ou escritório e pergunta se deve ou não permitir a subida daquela pessoa.


O Firewall nada mais é que um dispositivo de segurança que faz o monitoramento do tráfego nas redes de entrada e saída, através de regras de segurança que fazem a permissão ou bloqueio desse fluxo. Podemos ter um firewall em forma de software, hardware ou ambos. Tendo um funcionamento diferente em cada forma.

Firewall software


Quando comprarmos um computador seu firewall já vem embutido, ele usa um conjunto de regras para fazer o controle do tráfego de informações do computador, tudo que entra e sai. Quando o usuário faz o download de um arquivo que pode ser malicioso, o firewall já bloqueia o recebimento daquele arquivo e notifica sobre a possível nocividade do download. Esse tipo de firewall é muito utilizado em computadores pessoais, onde é menos comum termos ataques massivos de entidades má intencionadas.

Aqui o firewall controla o fluxo de informações entre LAN e WAN

Exemplos de Firewall em software:


● ZoneAlarm.

● Norton 360

● AVG Internet Security 2014

● Tinywall.

● Anti NetCut3.

● Comodo Firewall.

● PeerBlock.

● Privatefirewall

● Firewall Windows


Firewall hardware


Um firewall mais trabalhado, trata-se de um equipamento que irá servir como suporte de segurança para outros dispositivos. São muito procurados por empresas, pois elas precisam garantir que seus dados estejam seguros e ilesos. Diferente do Firewall de software, um firewall de hardware tem seus próprios recursos e não consomem CPU e RAM dos dispositivos host.


Exemplos de Firewall em hardware:


Watchguard



Netgear


Dependendo da demanda em que o firewall será utilizado, temos alguns tipos de firewall:


  • Stateful Inspection

Os firewalls de inspeção de testes, comparam o que deve acontecer e o que está acontecendo fazendo uma análise de todo o tráfego de dados e buscando padrões coniventes com suas regras. Essas informações são mantidas pelo firewall e usadas como parâmetro para o tráfego subsequente. Caso ocorra uma transação em uma porta não mencionada, o firewall irá efetuar o bloqueio do processo.


  • Proxy Services

Ele atua como uma ponte entre um computador ou rede interna e outra rede como a internet. Geralmente são instalados em servidores mais parrudos, pois irão se submeter a um grande número de requisições. Ele não permite a comunicação direta entre origem e o destino, isso faz com que todo o fluxo passe por ele, tornando possível o estabelecimento de regras que impedem o acesso de determinados endereços externos.


  • Packet filtering

Seria uma lista de regras criadas pelo desenvolvedor, caso as informações sejam compatíveis, aquele usuário será autorizado. Possuem 2 tipos de filtragem de pacote: Estático, onde os dados serão analisados com base nas regras. Dinâmico, que surgiu para corrigir as limitações de filtros estáticos, pois ele permite a criação de regras que se adaptem a situação, melhorando sua performance.



Então concluindo, o firewall é como um porteiro de um prédio, que através de regras faz a permissão ou não da entrada de alguma determinada entidade. É indicada para grandes e médias companhias. Temos mais controle com esse sistema, já que ele terá como foco apenas a proteção, logo filtragem, suporte para requisições maiores e com mais frequência e automatização fazem esse tipo de firewall bastante interessante.


Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e nos ajude a disseminar esse conhecimento.💚💻