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Entenda como a experiência do usuário é importante para o seu negócio

Você já se já ouviu falar de UX? Se sim, como você aplica em seus negócios? No artigo de hoje você vai entender como a experiência do usuário pode fazer a diferença para seu potencial de vendas e interação online. É só continuar lendo!


O que é UX?


User experience ou a experiência do usuário, diz respeito à relação mantida entre uma pessoa e um serviço oferecido, seja ele em uma loja física, em um aplicativo, com um software ou site. Trata-se do quão proveitosa é a navegação do usuário pelo serviço.


Agora, você pode se perguntar o que há de comum entre visitas em lojas físicas e ambientes digitais, mas se considerarmos os detalhes, a interação será realizada da mesma forma. Em ambos devemos perceber o quão fácil é para o cliente se locomover, encontrar peças e objetos que o agradem e realizar ações simples, a diferença está nos mecanismos a serem utilizados.


É analisando a experiência do usuário que descobriremos o quão autoexplicativo é um software, ou se os usuários nunca chegam a uma determinada aba do site por falta de uma navegação mais precisa ou atraente. É por meio do UX que avaliamos a presença digital e como ela pode fazer diferença para que o produto alcance mais pessoas.


UX no ambiente digital


Apesar de existir avaliação UX de produto, ou seja, como o cliente se sente quando de fato tem o produto em mãos, vamos nos concentrar na jornada do consumidor, ou seja, no que acontece antes da compra em si. A experiência do usuário ao percorrer essa jornada já tem o mesmo peso de importância da qualidade do produto, e muitos já consideram até mesmo que seja mais importante do que a qualidade da mercadoria em si. Isso, porque existe uma série de pequenos fatores e caminhos que conduzem o usuário a de fato realizar a ação principal proposta, seja ela comprar, avaliar um serviço, ou simplesmente voltar depois.


Podemos considerar um streaming por exemplo, você provavelmente tem a sua plataforma de filmes ou músicas favorita. Pense no motivo pelo qual você sempre a acessa, por serem de assinatura mensal essas plataformas precisam se manter interessantes para os assinantes. O catálogo de filmes só faz metade do trabalho, o resto fica com o modo como encontramos o que assistir e uma interface agradável para nos satisfazer visualmente.


Até aqui talvez você já consiga perceber a importância de analisar e talvez repensar a maneira como ocorrem as interações do usuário com sua plataforma, afinal isso poderá definir o rumo de crescimento da sua empresa e finalmente como se dará sua expansão digital. Pensar com mais seriedade na experiência do usuário se faz ainda mais necessário conforme o tempo passa, e as interações se restringem a estarem cada vez mais virtuais e rápidas, tornando-se também uma questão de manter o usuário interessado, já que com apenas alguns cliques é fácil se mudar para uma plataforma mais propícia.


Os benefícios do UX para o seu negócio


É justamente pelo crescimento expressivo das interações dentro do ambiente digital, que são desenvolvidas as estratégias de UX. Elas facilitam a relação do usuário com a plataforma, seja um site, aplicativo ou até mesmo um ambiente criado de forma personalizada para um determinado negócio. O UX estreita os laços entre o cliente e a empresa por meio da satisfação ao final da realização das ações.


Os fatores e mecanismos colocados em prática através do UX, são diferenciais para oferecer a melhor experiência de consumo. Entenda melhor como esses fatores do UX influenciam no seu negócio:


  • Intuitivo – Ao buscar um serviço é difícil que uma pessoa esteja disposta a perder tempo e paciência para tentar entender qualquer composição de uso complexa demais, as pessoas optam pelo que é simples e prático. Algo que não leve mais tempo do que a escolha de um produto preferencialmente.


  • Presença digital atraente – Algo importante a se pensar é o quão chamativo e desejável o seu serviço é as vistas do seu público-alvo. Usar cores e elementos que conversem com a intenção do cliente já é uma boa maneira de começar a pensar nisso.

  • Acessibilidade – Seu serviço é inclusivo? Este fator se faz necessário tanto para as pessoas que necessitam de mecanismos de acessibilidade quanto para elevar a reputação da marca.

  • Localização – Como são as ferramentas de busca? O cliente consegue solicitar facilmente os serviços que procura? Esses são pontos essenciais para alcançar um bom nível de interatividade e locomoção na plataforma.

  • Desempenho – Algo muito importante a ser avaliado é a velocidade em que as pessoas alcançam seus objetivos, afinal não adianta ter um site em perfeitas condições, se as pessoas desistem dele antes mesmo que ele carregue por completo.

  • Segurança – Apesar deste ser um fator autoexplicativo, é importante ressaltar que as pessoas precisam se sentir seguras ao optar por confiar suas necessidades aos seus serviços, isso faz parte do bom atendimento e da construção do vínculo com o cliente.

Existem outros fatores que também podem influenciar a performance do seu serviço diante dos usuários, mas os que deixamos listados aqui são os principais e mais utilizados para perceber qual pode ser a causa da má distribuição do seu produto e tomar uma decisão prática acerca disso.



E então, já sabe qual o próximo passo? Se gostou desse conteúdo, e quer saber sobre como melhorar ainda mais sua performance no mercado digital, é só continuar acompanhando as postagens aqui no blog e seguir a gente nas redes sociais. Até a próxima!💚📱