Buscar

Como aumentar a produtividade?

Como aumentar a produtividade? Como fazer mais com menos? Como otimizar meu tempo? São perguntas muito debatidas atualmente, e a produtividade, um tema em pauta para qualquer que seja o segmento de um de negócio.


A ideia de estar sempre na correria, ocupado com muitas coisas para fazer ao mesmo tempo, já esteve e, para muitos, ainda está associada ao perfil do profissional produtivo. Mas engana-se quem pensa que ficar até tarde no trabalho, realizando atividades no modo automático, é sinônimo de produtividade. Pelo contrário, perder o limite entre vida pessoal e profissional e não ter momentos para descansar a mente, é extremamente perigoso para a saúde mental, levando até mesmo a casos de burnout. Inclusive, temos um artigo especial sobre o tema, acesse e saiba como a saúde mental pode ser importante para sua produção.


O profissional ocupado


gif

O profissional ocupado é aquele que está sempre na correria, chega a ser estressado por realizar muitas atividades que o desgastam mentalmente, sem ao menos se dar conta disso. Sem um pensamento crítico para delegar suas tarefas e a analisar o que pode ser automatizado no processo de trabalho, ele vai fazendo tudo que vê pela frente sem senso de prioridade e, por muitas vezes, de qualidade. Se preocupam mais com a quantidade da entrega.


Para esse profissional faltam planejamento e tecnologia.


O profissional produtivo

gif


O profissional produtivo sabe que está ali para fazer mais do que apagar incêndios, ele sabe que veio para agregar valor e qualidade nas entregas. Tem o cuidado de fazer o planejamento de suas atividades, conseguindo delegar e automatizar o que for preciso para ele manter o foco em estratégia e crescimento. Se preocupa com seus objetivos, um de cada vez.

Esse profissional sabe usar planejamento e tecnologia a seu favor.


Como ser um profissional produtivo?


Diante desses dois perfis, você talvez já tenha se identificado com um. Aqui, o caminho não é julgar o certo ou errado, mas conhecer ferramentas para que a jornada de trabalho seja cada vez mais saudável e produtiva.

É preciso começar com o básico, identificar os problemas nos processos e como resolvê-los. Invista tempo em planejamento para visualizar de forma inteligente suas prioridades.

A tecnologia também entra como aliada do profissional produtivo, a automação de processos, por exemplo, auxilia profissionais e empresas, sejam de qual segmento for. Pois através da automação, ganham-se benefícios como: mais tempo, redução de riscos, mais eficiência e, claro, aumento de produtividade.

Quer saber como automatizar os processos na sua empresa? Entre em contato com a Sidelab e saiba mais sobre projetos personalizados de acordo com cada dor ou segmento de um negócio.

Gostou desse conteúdo? Curta, comente e compartilhe.