top of page

BaaS – Backend as a Service

No artigo de hoje o dataholic Michel Oliveira vai explicar sobre o backend como serviço (BaaS), ele permite que os desenvolvedores se concentrem no frontend de suas aplicações e tenham um serviço de backend sem construí-los ou mantê-los. Vem aprender!


O que é BaaS?


Backend como serviço (BaaS) é um modelo de serviço em nuvem que facilita a vida dos desenvolvedores frontend, onde eles terceirizam todos os aspectos do backend de um aplicativo web ou mobile, assim os desenvolvedores terão que se preocupar apenas, em desenvolver e manter o frontend. O BaaS fornece um software genérico para atividades que ocorrem em servidores, como por exemplo a autenticação de usuários, gerenciamento de banco de dados, atualização remota e notificações push (para aplicativos móveis), assim como hospedagem e armazenamento em nuvem.


O BaaS não é só para desenvolvedores frontend, esse serviço também pode ser utilizado por empresas para validar uma ideia. Investir recursos na criação do frontend e backend de uma aplicação que ainda não é concretamente certa, pode não ser a melhor coisa a se fazer, o sensato seria utilizar o BaaS e economizar tempo e outros recursos para validar sua ideia de aplicação, e só então migrar para um backend próprio.


Fornecedores de BaaS


Os fornecedores de BaaS, fornecem Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicativos) e Software Development Kit (kit de desenvolvimento de software) o que os desenvolvedores podem usar para integrar todas as funcionalidades de backend que precisam em suas aplicações, sem construir o backend em si. Também não há necessidade de gerenciar servidores, máquinas virtuais ou contêineres para manter o aplicativo em execução. Isso permite que os desenvolvedores criem e lancem aplicativos de forma muito mais rápida.


  • Firebase

O Firebase é um conjunto de ferramentas para criar, melhorar e expandir seu aplicativo, e as ferramentas que ele oferece cobrem grande parte dos serviços que os desenvolvedores normalmente teriam que criar.

O Firebase é rico em recursos, entre os recursos fornecidos pelo firebase estão coisas como análise, autenticação, bancos de dados, configuração, armazenamento de arquivos, mensagens push etc. Os serviços são hospedados na nuvem e são dimensionados com pouco ou nenhum esforço por parte do desenvolvedor.


  • Back4App

O produto Back4App é baseado em várias tecnologias de código aberto, incluindo NodeJS e Parse Server. É um backend de código-fonte aberto que ajuda desenvolvedores a criar aplicativos escaláveis sem reinventar a roda.

Os recursos fornecidos por este provedor são, modelagem de dados, APIs REST e GraphQL, painel de administração não técnico, funções em nuvem, login, autenticação, redefinição de senha, notificações por push, CLI, backup de dados, vários SDKs.


  • Backendless

O backendless é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis de uso geral. Ele possui quatro pilares: uma estrutura BaaS, um serviço de hospedagem na web, um mecanismo de geração de API e um mercado de serviços.

Alguns recursos fornecidos por este provedor são: banco de dados, cache, código em nuvem, sem código, geolocalização, registro, mensagens, banco de dados em tempo real, segurança, gerenciamento de usuários.


Game Sparks

Essa é uma empresa de propriedade da AWS (Amazon Web Services). É um backend como um serviço focado em jogos.

Seus recursos incluem: multijogador social, economias de metagame, back office personalizado, dimensionamento, gerenciamento de jogadores, segmentação, análise, automação de marketing, eventos ao vivo, quadros de líderes, multijogador em tempo real, organização de partidas, equipes, bate-papo, moedas, bens virtuais, testes A / B, sistemas de conquista, funções, permissões, notificações, sistema de mensagens, autenticação e várias integrações.


É claro que existem muitos outros provedores de BaaS, mas aqui citei alguns para que você os conheça.



É isso, galera! Nesse artigo, você viu que usando um BaaS, é possível reduzir o tempo de desenvolvimento de sua aplicação e terceirizar as responsabilidades de backend, e de gerenciamento da infraestrutura em nuvem.


Achou útil? Curte, comenta e compartilha esse conteúdo com os amigos Devs que ainda têm dúvida.


Referências:




bottom of page