Buscar

A expansão da necessidade de desenvolvedores

Em economia, aprendemos que para que haja um ponto de equilíbrio do mercado, é necessário que a demanda e a oferta tenham uma relação de equivalência. No artigo de hoje, você vai descobrir por que o equilíbrio de mercado do Brasil corre risco graças ao aumento na demanda de profissionais desenvolvedores.

Um risco para o mercado


O crescimento dos empregos para desenvolvedores de software ficou muito claro com o aumento de 14,4% em 2021, quantificado pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). No entanto, a formação de profissionais de TI não acompanha a demanda das empresas dispostas a contratá-los, já que se estima uma proporção de 46 mil desenvolvedores formados por ano para 800 mil vagas num futuro próximo.


Não precisamos de muito mais noções de economia para entender o que os números apontam. O futuro das empresas de tecnologia que precisam dos serviços da área de desenvolvimento, permanece incerto e talvez até ameaçado pela falta desses profissionais.


Infelizmente, o problema se agrava ainda mais ao perceber que os profissionais que se formam, não veem incentivos e o apoio necessário para continuar sua carreira no Brasil, por isso, sendo essa uma demanda mundial também, temos um processo de migração de cérebros digitais para empresas estrangeiras com ofertas mais atraentes.


Uma saída para as empresas


Existem questões a longo prazo mais difíceis de remediar e/ou evitar, como a questão econômica do país (fatores que acarretam desvalorização da moeda nacional e diminuem os atrativos de trabalho), e a questão educacional. A falta de atualizações e processos práticos na formação desses profissionais também impacta negativamente.

Felizmente, existem alguns artifícios aos quais as empresas podem recorrer para driblar a situação:

  • Formação interna:

Um exemplo prático desse tipo de processo é o programa acelera jovem, disponível tanto para profissionais da Sidelab quanto da Dataside. O programa consiste na profissionalização de pessoas que iniciaram na área e ainda estão montando, ou refazendo suas carreiras. É um investimento em pessoas, que se tornará retorno em projetos e trabalhos futuramente, iniciativas como essas podem significar um diferencial diante de um futuro que promete dificuldades em achar esses profissionais.

  • Incentivos

A maioria dos que procuram por uma oportunidade, visam também os incentivos para fazer parte da empresa, um deles pode ser encontrado no item acima. Um profissional pode encontrar mais confiança em si mesmo durante o trabalho ao aprender diretamente com processos práticos, e em meio a outros profissionais que o auxiliem. Além é claro, dos benefícios materiais e atrativos, para manter o conforto daquele profissional durante sua estadia na empresa.

  • Empresa atualizada

Não somente por ser uma empresa de tecnologia ou por acompanhar as variações do mercado, uma empresa deve ser manter atualizada em relação as outras. Especialmente em relação às estrangeiras, as quais são sempre comparadas na balança dos profissionais que devem decidir onde trabalhar. Pois, uma empresa que não se mantém atenta ao que é feito na mesma área em outros lugares, perde seu reconhecimento diante dos clientes, e dos trabalhadores.



Existem muitos fatores que serão empecilhos para o futuro das empresas de tecnologia no Brasil, mas com algumas ações podemos reverter uma parte da situação e talvez tornar-se um exemplo para que outros passem também a se preocupar com a questão. Afinal, o déficit de profissionais de T.I poderá gerar impactos para todos os setores que dependem da tecnologia em qualquer aspecto para mover seus negócios, fazendo assim com que seja uma questão de todos que prezam pelo futuro do país e de suas próprias empresas.




Se você é gestor, e compartilha dessas preocupações, saiba como investir em tecnologia da melhor maneira, torne-se um parceiro e apoie a tecnologia!


Se gostou continue acompanhando o blog da Sidelab para mais conteúdos e notícias como essas, e compartilhe com os devs que precisam recuperar a esperança no mercado de trabalho.💚