Buscar

5 tipos de app’s para NÃO instalar no seu smartphone




Em meio a uma grande variedade de opções de aplicativos, para Android ou IOS, disponíveis nas lojas oficiais para baixar no smartphone, existem alguns riscos que comprometem a segurança dos seus dados pessoais. Alguns aplicativos, por exemplo, são fontes de vírus irreversíveis e captadores de dados.


Por isso, antes de instalar qualquer aplicativo, é fundamental que você o conheça. Acompanhe as avaliações, faça pesquisas, se informe melhor antes de baixá-lo. Outro passo importante é entender os tipos de aplicativos que você não deve instalar no seu smartphone. Pensando nisso, compartilhamos 5 deles com vocês:


1- Aplicativos de lanterna

Todos os aparelhos, seja Android ou IOS, têm lanternas embutidas no sistema operacional. Sendo assim, não há necessidade de baixar um app de lanterna. Nas lojas oficiais é possível encontrar diversos aplicativos de luz, mas não se engane, para instalar um desse é preciso conceder permissões bem invasivas, como localização e lista de contatos.


2- Aplicativos de teclado

Usar teclados de terceiros tornou-se um grande atrativo, mas é preciso considerar a instalação de um aplicativo como esse, já que ele representa uma grande preocupação em relação à privacidade. Pense bem, o aplicativo de teclado tem acesso a absolutamente tudo o que você digita: mensagens pessoais, senhas, informações financeiras, etc., além disso, esses aplicativos recolhem dados até sobre seu estilo de digitação.


3- Jogos gratuitos

O barato pode sair bem caro. Os jogos gratuitos são super atrativos, mas também exigem permissões muito invasivas como localização, lista de contato e até mesmo acesso à câmera.

De acordo com o New York Times, centenas de jogos desse tipo nas lojas oficias incluem uma ferramenta usada por anunciantes que usa o microfone do seu telefone.


4- Aplicativos Antivírus

Os aplicativos de segurança coletam muitas informações e não se sabe ao certo o que é feito a partir disso, mesmo que seja um app voltado para segurança do seu aparelho. O ideal é não instalar e, se já tiver instalado, excluir esse tipo de aplicativo, pela segurança dos seus dados, além de liberar espaço no armazenamento.


5- Aplicativos de fidelidade de lojas

A realidade por trás desses aplicativos é que são recolhidos dados sobre seus hábitos de consumo, além disso, não é aconselhável armazenar detalhes de pagamento no seu dispositivo.

Quanto mais você adiciona informações de pagamento, maiores são os riscos de ataques hackers. Por isso, é extremamente importante estar ciente sobre a credibilidade do app que você irá utilizar.


(Fonte: MakeUseOf)


Agora me diz, já desinstalou alguns apps por aí? Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você.




Deixe seu like e compartilhe!