top of page

3 hábitos para descomplicar a programação

Aprender algo novo é sempre um desafio, mas existem 3 hábitos que vão te ajudar a encarar os obstáculos com mais tranquilidade e descomplicar a programação. Vem com a gente!



Assim como qualquer novidade na vida, começar a trabalhar na área da programação tem seus desafios, mas isso não deve ser motivo para se desmotivar e desistir. O mais importante aqui é encarar cada etapa como um degrau que te leva para cima.


Entretanto, ressaltamos que existem alguns hábitos que podem deixar os desafios mais pesados, mais difíceis e, com isso, impedindo seu crescimento profissional, entre eles estão a comparação e a passividade diante de novos conhecimentos.


Construindo novos hábitos

É possível e necessário ter um novo olhar diante dos desafios de uma nova jornada profissional. Repensar seus hábitos é fundamental nesse processo, por isso compartilhamos 3 hábitos para descomplicar a programação:


1. Pare de se comparar


Não existe um método de aprendizado certo ou errado, aprender mais rápido não significa ser melhor. Cada um tem um tempo de aprendizado, de assimilar um conteúdo, então foque no seu processo. Se comparar pode levar a frustração e desânimo, isso só vai te desviar do seu foco.


2. Entenda o que você está fazendo


Cultive o hábito de entender o que você está fazendo. Muitas pessoas consomem conteúdos de tutorias de programação, mas não entendem o processo e “fazem por fazer”.


Busque conteúdos que te ensinem de verdade, estude, entenda e domine o assunto. Com isso, você vai ganhar confiança ao programar, pois tem conhecimento e sabe o que está fazendo. Conheça os melhores cursos para quem está começando a programar.


3. Pratique o que aprende

Praticar é o melhor caminho para aprender. Não fique só na teoria, arrisque e descubra o que você é capaz de realizar.


Existem APIs para praticar programação, o mais importante é começar. Crie projetos e participe de desafios, lembre-se de que ter persistência e foco já fazem de você um profissional que se destaca.



A escolha é sua, vai usar os desafios como desculpa para desistir ou como oportunidade para se desenvolver?


Vem crescer com a Sidelab, estamos com vagas abertas. 💚

bottom of page